25
Dec

Natal solidário e mais feliz

Aproveitando a época natalícia, a entidade gestora “decidiu fazer uma ação de sensibilização direcionada à sociedade civil. Nada melhor do que juntar à divulgação do projeto a angariação de brinquedos, roupa, material escolar e alimentos para os lanches das crianças”, explicou ao sol a administradora, Ana Madaleno.

Assim, no sábado passado foram entregues 2.500 dos 3.000 brinquedos recolhidos durante uma campanha realizada ao longo de dez dias, bem como alimentos, material escolar e roupa. Além da entrega dos presentes, a Consaúde, acompanhada pelas entidades empresariais e particulares que apoiam o projeto – os ‘padrinhos’ – organizou uma festa de Natal para crianças até aos 14 anos, com muita música, incluindo a presença do cantor Yuri da Cunha, e jogos.

Ana Madaleno sublinhou o carácter de continuidade pretendido com o projeto, uma vez que será feito um acompanhamento posterior das crianças, para as escolas fora da ilha. “Vamos apoiar na angariação de bolsas de estudo e, em 2015, começamos o financiamento de microempresas, de modo a que os jovens formados possam desenvolver a sua atividade na comunidade, aumentando o rendimento mensal da família e promovendo a sustentabilidade do Mussulo”, avançou a administradora.

Os mais velhos, por outro lado, serão encaminhados para as escolas de formação do Mapess, para formações na área de eletricidade, mecânica, pintura ou serralharia, entre outras. “Já há um convénio com uma empresa hoteleira para a formação em pastelaria e padaria. Muitos jovens serão também formadores dos seguintes”, avança Ana Madaleno.